
No processo de mudança acelerado em que vivemos é comum perdermos nosso foco. Embora digna, a busca pelo crescimento social e profissional nos faz esquecer nosso crescimento espiritual (o que não deve ser confundido aqui com uma evolução em uma doutrina religiosa).
Não por acaso, o otimismo foi a primeira virtude sobre a qual quis escrever. Afinal de contas, o otimismo é fator primordial para qualquer grande transformação. Grandes feitos no mundo tiveram como alicerce o otimismo inabalável de seus líderes, assim como as grandes mudanças em nossas vidas devem ter como base o nosso próprio otimismo.
Não é saudável confundir otimismo com “pensamento positivo”. Otimismo não se trata de achar que o melhor (ou aquilo que compreendemos como “melhor” em um determinado momento) sempre irá nos acontecer, mas sim em manter-se disposto a encarar as situações focando-se em seus aspectos mais positivos.
Os problemas do mundo não são obstáculos para o otimismo. Pelo contrário, são suas sementes, afinal ele só faz sentido em um mundo imperfeito.
Ser otimista e ter pensamento positivo é o primeiro passo para conseguirmos ultrapassar os obstáculos da vida!!
ResponderExcluir